Ao contrário dos nomes específicos, são assim designados por não serem exclusivos da divindade. Os nomes genéricos tanto podem ser usados pelo Deus verdadeiro quanto por uma divindade falsa, por isso recebe essa denominação. Sendo assim, os nomes genéricos de Deus encontrados nas Escrituras são:

Elohim (plural אֱלוֹהִים) e Eloah (singular אלוה) – Deus

Elohim é o primeiro nome de Deus que aparece nas Escrituras. Em Gênesis, no início da criação, está escrito que “no princípio criou Deus (אֱלוֹהִים – Elohim) os céus e a terra”. “Essa palavra (Elohim) emprega-se sempre que sejam descritos ou implícitos o poder criativo e a onipotência de Deus.”1

O singular de Elohim é Eloah (אלוה), que também é usualmente traduzido por Deus. Esse nome no singular ocorre 57 vezes no Antigo Testamento, ao passo que no plural ocorre 2.498 vezes.2 Esse substantivo vem do verbo hebraico Alá, e significa “ser adorado, ser excelente, temido e reverenciado”.3

Elohim é um nome genérico que tanto pode ser usado para o Deus verdadeiro quanto para as divindades falsas, tanto masculinas como femininas. O nome Elohim aparece 2.555 vezes no Antigo Testamento hebraico, e somente em 245 lugares não se refere ao Deus verdadeiro, o Deus de Israel. Aparece relacionando-se com divindades pagãs individuais apenas 22 vezes:

a) Com relação a Baal, 4 vezes (Juízes 6.31; 1 Reis 18.24,25,27):

“Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender, ainda esta manhã, será morto. Se é deus [אֱלוֹהִים – Elohim] que por si mesmo contenda; pois derribaram o seu altar” (Juízes 6.31).

b) Com relação a Baal Berit, 1 vez (Juízes 8.33):

“Morto Gideão, tornaram a prostituir-se os filhos de Israel após os baalins e puseram Baal-Berite por deus [אֱלוֹהִים – Elohim]”.

c) Com relação a Quemos, 2 vezes (Juízes 11.24; 1 Reis 11.33):

“Não é certo que aquilo que Quemos, teu deus [אֱלוֹהִים – Elohim], te dá consideras como tua possessão?” (Juízes 11.24).

d) Com relação a Milcom, 1 vez (1 Reis 11.33):

“Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote, deusa [אֱלוֹהִים – Elohim] dos sidônios, a Quemos, deus [אֱלוֹהִים – Elohim] de Moabe, e a Milcom, deus [אֱלוֹהִים – Elohim] dos filhos de Amom; e não andou nos meus caminhos para fazer o que é reto perante mim, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como fez Davi, seu pai”.

e) Com relação a Dagom, 5 vezes (Juízes 16.23; 1 Samuel 5.7):

“Então, os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecer grande sacrifício a seu deus [אֱלוֹהִים – Elohim] Dagom e para se alegrarem; e diziam: Nosso deus [אֱלוֹהִים – Elohim] nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo” (Juízes 16.23).

f) Com relação a Astarote, 2 vezes (1 Reis 11.5, 33):

“Salomão seguiu a Astarote, deusa [אֱלוֹהִים – Elohim] dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas”.

g) Com relação a Baal Zebube, 4 vezes (2 Reis 1.2-3,6,16):

“E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, em Samaria, e adoeceu; enviou mensageiros e disse-lhes: Ide e consultai a Baal-Zebube, deus [אֱלוֹהִים – Elohim) de Ecrom, se sararei desta doença”.

h) Com relação a Adrameleque, 1 vez (2 Reis 17.31):

“…os aveus fizeram Nibaz e Tartaque; e os sefarvitas queimavam seus filhos a Adrameleque e a Anameleque, deuses [אֱלוֹהִים – Elohim] de Sefarvaim”.

i) Com relação a Nisroque, 2 vezes (2 Reis 19.37; Isaías 37.38):

“Sucedeu que, estando ele a adorar na casa de Nisroque, seu deus [אֱלוֹהִים – Elohim]…” (2 Reis 19.37).

Concluindo

Estes nomes podem ou não referir-se ao Deus verdadeiro. Só ficará claro para nós ao lermos o contexto do texto. Porém também existem nomes exclusivos de Deus, como El Shadday, Adonai, YHWH e YHWH dos Exércitos, estes nomes nunca são atribuídos a qualquer outra “divindade”, se não exclusivamente o Senhor verdadeiro. Vamos tratar destes nomes exclusivos em outro artigo. (VEJA OS NOMES ESPECÍFICOS DE DEUS)

Fontes

1 PEARLMAN, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. 27ª  ed. São Paulo: Vida, 1999. p. 41.

2 HARRIS, R. Laird; ARCHER JR., Gleason L.; WALTKE, Bruce K. Dicionário internacional de teologia do Antigo Testamento.  São Paulo: Vida Nova, 1998. p. 72.

3 SILVA, Esequias Soares da. Como responder às Testemunhas de Jeová. 3ª. ed. São Paulo: Candeia, 1995. p. 128. vol. 1.

Curso Fundamental em Teologia, Faculdade Teológica Betesda, Ed. Betesda, Módulo 1, p. 28 – 29.

One Comment

Deixe um comentário!