A imposição de mãos é válida? É bíblica?

Muito interessante esta pergunta. Para responder esta questão, temos que dividir a resposta em duas partes:

IMPOSIÇÃO DE MÃOS BÍBLICA  X  IMPOSIÇÃO DE MÃOS MÍSTICA

  1. Imposição de mãos bíblica

No Antigo Testamento, a imposição de mãos era realizada em vários momentos, geralmente na consagração de algumas pessoas ou objetos e também nos sacrifícios expiatórios. O “pecador” impunha as mãos Acheter cialis en ligne france sobre o bode, para que este recebesse o seu pecado, e assim, quando morto, fazia expiação pelo pecado daquela pessoa.

23 Para oferta pelo pecado, trouxeram os bodes perante o rei e a congregação e puseram as mãos sobre eles.

II Cr 29.23

A Bíblia mostra, de uma forma clara, que os apóstolos e seus sucessores usavam a “imposição de mãos” como prática ministerial. Veja alguns textos:

– Na separação dos diáconos

6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

At 6.6

– No envio para viagens missionárias

2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

3 Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.

At 13.2 – 3

– Para receberem o Espírito Santo

17 Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.

18 Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito [Santo], ofereceu-lhes dinheiro,

At 8.17 – 18

6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.

At 19.6

A imposição de mãos também era tratada com muito cuidado. Paulo adverte Timóteo para não impor as mãos precipitadamente, ou seja, de uma forma leviana, sem a direção e a confirmação da separação de pessoas para o ministério.

22 A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro.

I Tm 5.22

Portanto, não há dúvidas que a imposição de mãos era uma prática bíblica, e que os apóstolos e seus sucessores (Ex. Timóteo), usavam essa prática constantemente.

  • Imposição de mãos mística

O problema de hoje em dia, é o sincretismo religioso. O Neopentecostalismo trouxe algumas coisas místicas para dentro do cristianismo.

Esses, sem pudor algum, fizeram um sincretismo entre a “imposição e mãos”, que é bíblico, com os “costumes místicos” do esoterismo e do espiritismo.

No esoterismo existe transferência de energia, energia negativa, positiva, pontos chakras. Nos centros espíritas também.

Veja um artigo extraído de um blog, detalhe, o nome do blog é TEOLOGAR, mas NÃO É O NOSSO SITE (OFICIAL). Há uma diferença, nosso site é www.teologaroficial.com.br. O site www.teologar.com.br, NÃO É O NOSSO SITE.

“Se alguém adúltero impõe as mãos sobre a tua cabeça, transmitirá a você o espírito de adultério;
Se alguém sábio impor as mãos sobre a tua cabeça, transmitirá o espírito de sabedoria sobre a tua vida;
Se alguém mentiroso impor as mãos sobre tua cabeça, transmitirá o espírito da mentira sobre a tua vida;
Se alguém piedoso impor as mãos sobre tua cabeça, transmitirá o espírito da piedade sobre a tua vida;
etc…”

Reforçando, este artigo não é do TEOLOGAR OFICIAL!

Isso é imposição de mãos mística dentro das igrejas, é o sincretismo religioso citado acima. Será que se um adúltero me tocar, na cabeça, receberei o espírito de adultério? Se Albert Einstein colocar a mão na minha cabeça serei tão sábio quanto ele? 

É brincadeira! Seria transferência de pecados pelo toque?

Jesus e seus discípulos comiam e tocavam em pecadores. Isso não tem nada a ver com o Cristianismo.

Não existe transferência de pecados por imposição de mãos. Cuidado para não ser enganado.

Conclusão

A imposição de mãos é uma prática bíblica e pode ser usada hoje em dia. Geralmente quando oramos por alguém, quando enviamos pessoas para a missão, quando ordenamos diáconos, presbíteros e pastores, quando oramos pelos enfermos.

Não sejamos levianos, não será qualquer pessoa que permitiremos que coloque a mão em nossa cabeça, principalmente para orar ou fazer algum ritual, não que isto nos contamine, é apenas um caso de prudência. Como Paulo disse a Timóteo, não devemos levantar pessoas despreparadas para o ministério, infelizmente, hoje em dia, muitos “se convertem no culto da manhã, são ordenados presbíteros no culto da tarde e já são pastores no culto da noite”, é uma questão de prudência.

Sobre impor as mãos, termino dizendo que deve ser feita de uma forma simbólica e carinhosa, não como um ritual místico capaz de transferir poderes para a outra pessoa. Aliás, o poder pertence ao Senhor, somos apenas um canal, não somos a fonte.

Bp. Tarles Elias

7 Comments

  • Simone disse:

    Muito boa a explicação

  • Oberdan disse:

    Bispo !
    Gostaria de tirar uma duvida, o cristão ou o crente nos dias de hoje, que gosta de jogar em loteria, mega sena, jogo do bicho, é correto esse tipo de prática por parte do ( cristão ) a luz da palavra, o que podemos falar pra uma pessoa que vive nessa prática e dizendo que é normal !

    • Alexandre Jorge Silva disse:

      Bom dia , Shalom.
      Ótima explicação. Deus abençoe.

  • Marco Severino da Silva disse:

    Boa noite !
    A paz do senhor Jesus.
    Não só no Cristianismo mais em outras religiões como candomblé, espiritismo catolicismo usam colocar as mãos sobre a pessoa para diversos fins .Imposição de mãos para mim é um ritual , como ungir com azeite ,tudo estas praticas estão relatadas na bíblia feitas por homens separados pelo propio Deus. Mais temos que ter intendimento no que estamos fazendo e praticando para não ferir os principios do cristianismo.

  • Ewerton disse:

    Incrível! Obrigado pelo rico conteúdo!

  • Mauricelia Soares da Silva disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida serto dia ouvi um presbítero dizer que não é serto um coperador colocar as mãos na cabeça de um pastor ,pois o coperador é inferior ao pastor isso está correto?

Deixe um comentário!