Com certeza você já ouviu falar esta frase: “o diabo veio se não para roubar, matar e destruir!”, pois é, mas o texto bíblico não está exatamente assim, vejamos:

10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Jo 10.10

Perceba que o texto não diz “diabo”, mas “ladrão”. Algumas pessoas tem associado a palavra ladrão com o diabo, será que realmente tem alguma ligação entre as duas palavras? Será que o ladrão descrito no evangelho de João, capítulo 10, versículo 10, é o diabo?

Para extrairmos do texto o real sentido, temos que usar os recursos da Hermenêutica e da Exegese, que são as matérias que nos ensinam a interpretar os textos. Um dos primeiros recursos da Hermenêutica, para interpretação, é ler o texto no seu contexto imediato.

Todo o contexto do texto nos leva a perceber que o assunto abordado pelo Senhor Jesus são os falsos mestres e falsos pastores de Israel. Esses pastores dispersavam o rebanho do Senhor com suas falsas doutrinas e foram classificados com ladrões e salteadores.

Vamos ver todo o contexto do texto.

1 Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.

2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.

3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.

4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;

5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

Jo 10.1 – 5

Em nenhuma parte do texto anterior ao versículo 10 se refere a satanás. Nem tampouco nos versículos posteriores. Veja:

11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.

13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.

Jo 10.11 – 13

Até agora, em todo o texto, não vemos nenhuma referência a satanás. O que se apresenta nesta parábola é Jesus se colocando como o bom pastor, e os falsos mestres de Israel como maus pastores (ladrões e mercenários).

A maior prova que o texto não fala sobre o diabo é o versículo 8.

8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.
Jo 10.8

Jesus fala de alguns que vieram antes dele. Satanás por acaso veio antes de Jesus? Obviamente que não, visto que Jesus é eterno, é o Criador, e estava antes mesmo de satanás existir ou atuar. Portanto, fica claro com este versículo que Jesus está falando de falsos mestres, que vieram pregando falsas doutrinas antes dele. A expressão “antes de mim” significa “antes que Jesus começasse a pregar”, mostrando que o texto se refere a algo terreno e não espiritual.

Jo 10.10 também corrobora com outros textos bíblicos sobre falsos mestres. Por exemplo:

15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

Mt 7.15

Neste caso acima estamos usando outro recurso da Hermenêutica, Interpretar a Bíblia com a própria Bíblia.

Conclusão

O ladrão de Jo 10.10 não é o diabo, embora satanás tenha o papel de assolador, neste texto especificamente não se refere a ele. O texto está falando de falsos pastores. Esses mercenários são comparados com Jesus, que é o pastor modelo (O Bom Pastor), que dá a vida pelas ovelhas.

Autor: Bp. Tarles Elias

7 Comments

  • EUGENIO DOS SANTOS GOMES disse:

    Jesus é o bom Pastor, é correto afirmar que o diabo vem também pra roubar e destruir, e não matar ??? O diabo tem poder de matar as pessoas???

    • teologar disse:

      Sim. Em muitas passagens que vemos satanás agindo, principalmente nas possessões que são relatadas no Novo Testamento, vemos que satanás tem o desejo de destruir as pessoas. O que este artigo mostra, é que nesta passagem específica de Jo 10, não está se referindo ao diabo, mas aos falsos mestres.

  • Pastor João Carlos disse:

    Olá a palavra de Deus no livr r ubo de salmos 16: 3 diz que Deus procura os ilustres da terra..
    Sou pastor a 38 anos. desde criança que eu vejo pastores abandonar a obra de Deus por mulher por dinheiro por ambição.. são pessoas com título de pastor que não conhece a Deus
    Não estuda a palavra.. um dia . Eu era adolescente e fomos ao culto chegando lá havia muita gente na porta daquela igreja.o pastor tinha ido embora
    Outra mulher deixou a sua esposa com dois filhos foi uma cena que eu nunca esqueci todos consolava aquela mulher e nós voltamos para casa não vazio muito grande.. por isso é importante que o pastor seja formado que ele estude para entender vidas porque nós pastores fomos escolhidos para cuidar orientar guia as pessoas dentro da palavra de Deus

  • Roberto cordeiro fa silva disse:

    Amém pastor muito bom esse comentário biblico pois tira à dúvida de muitos pregadores que não tem conhecimento de contesto de um texto eu mesmo já preguei desta maneira erradamente por falta de conhecimento.

  • Ariston c cunha disse:

    Ha um dito popular também que diz:não cai uma folha da árvore se Deus não deixar,se não for da vontade de Deus,porém também não é bíblico!

  • Gilmara disse:

    Acompanhando Teologar, tenho aprendido muito; parece que Td o que tinha ouvido nos cultos por tantos anos está totalmente equivocado. E mesmo lendo a Bíblia, não conseguia ver que não estava de acordo com o texto. Lamento profundamente os pastores não terem o mínimo de conhecimento necessário, porque o estrago é grande. Hoje parece que tenho que reaprender a Palavra. Obrigada bispo Tarles!!! Vc é um anjo que Deus tem uso em minha vida!!! Deus abençoe!!!

  • Elias Mota disse:

    Olá a todos, venho relatar que, em todos os atos atribuídos a demônios por ação humana, creio eu que realmente procede e é atenuado por forças malignas! São atos que procedem da carne humana, sabemos que os frutos da carne são ;
    16 Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

    17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

    18 Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.

    19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

    20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções

    21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

    22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

    23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

    24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

    25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

    Obs final: Não há fatos concretos de ações humanas envolvendo demônios, pois este é um pensamento metafísico. Porém para nós Cristãos que vivemos em espírito e em verdade , a palta em sim de o ladrão ser um demônio ou usado pelo tal! É plausível, pois queria entender alguns filósofos do cristianismo que tentam atribuir certos atos humanos como normal. Não é normal tudo é regido neste mundo pelo bem ou pelo mal…

    Reflexão: Aliás, alguns de nós já enfrentou a satanás pessoalmente como um monstro ou algo do tipo! Claro que não, pois os nossos inimigos e as nossas lutas são terrenas e incorporadas por obras da maldade vinda das regiões celestiais possessas por demônios, ou seja, seres humanos; roubando, matando e destruindo outros seres humanos.

Deixe um comentário!