Somente a Escritura

A igreja católica considera a igreja maior que as Escrituras, os argumentos que eles usam são os seguintes:

  • A igreja não nasceu da Bíblia, mas a Bíblia nasceu da igreja, logo a igreja é maior que a Bíblia;
  • Jesus não deixou livros como regras de fé, mas a sua igreja;
  • Jesus não deixou a Bíblia, mas deixou discípulos, que formaram a sua igreja e posteriormente formaram a Bíblia;
  • Não existe na Bíblia um versículo que diga que a Bíblia é a nossa regra de fé e prática;

Diante deste argumentos temos algumas respostas para dar base a doutrina Sola Scriptura. Reconhecemos não haver um versículo que fale de forma objetiva que devemos ter a Bíblia como regra de fé e prática, estando ela acima da igreja. Porém não é necessário ter um versículo, quando a Bíblia toda mostra este conceito. Também não temos versículos que falem que Deus é onisciente, mas o conceito de onisciência está em toda a Bíblia. Não temos um versículo que fala sobre a Trindade, mas o seu conceito está em toda a Bíblia.

Vejamos:

  • Deus deu a lei para Móises para ser guardada, ou seja, a palavra dele revelada a Moisés; Ex 20
  • À Josué Deus disse, guarde a minha palavra e não desvies nem para direita nem para esquerda; Js 1
  • Os salmistas diziam que lâmpadas para os nossos pés era a Palavra do Senhor; Sl 119.105
  • Outro salmista, Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti; Sl 119.11
  • Os profetas diziam: Achadas as tuas palavras, logo as comi…; Jr 15.16
  • Outro profeta: meu povo perece por falta de conhecimento; Os 4.6
  • Jesus disse: Errais por não conhecer as Escrituras e o poder de Deus; Mt 22.29
  • Jesus venceu o diabo com a palavra; Mt 4
  • Paulo disse que se alguém pregar alguma coisa contrária ao que foi ensinado que seja anátema; Gl 1.8 – 9

8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.

9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.

Gl 1.8 – 9

Ou seja, não precisamos de um versículo para mostrar o que a Bíblia toda prova, a Escritura é a regra de fé e prática de todos os personagens bíblicos, em todas as épocas, em todos os momentos, sempre a Palavra prevaleceu sobre as tradições.

Para a igreja católica, as leis do Papa tem o mesmo valor das Escrituras, os reformadores não aceitaram esta condição, e sintetizaram a doutrina “Sola Scriptura”.

A Escritura é maior que a igreja, maior que a tradição!

O que a Bíblia é para nós, os protestantes, que somos frutos da reforma?

  1. É poderosa para transformar nossas vidas

12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

Hb 4.12

A Bíblia é a única palavra capaz de transformar pessoas, as palavras humanas não transformam ninguém. A igreja não tem poder de transformar ninguém, nem o Papa, nem os bispos, nem pastores são capazes de transformar alguém. Mas a Palavra penetra onde os homens limitados não conseguem penetrar.

Em Jo 1.1, o texto diz que Jesus é a Palavra, e só mesmo Jesus, a palavra em ação, o Verbo, é capaz de transformar uma pessoa.

  • É fonte de esperança

4 Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

Rm 15.4

A Palavra de Deus nos dá esperança. Ela nunca deixou de se cumprir. Nenhuma das palavras do Senhor caíram por terra, mas se cumpriram e ainda se cumprirão.

Uma palavra que não volta vazia nos enche de esperança!

A Bíblia é fonte confiável, sua estatística mostra 100% de cumprimento das suas profecias (exceto as que ainda se cumprirão). Vemos no NT muitas vezes a frase: “para que se cumprisse as Escrituras”.

Ela foi escrita para nos dar consolo!

Ao ouvi-la, aumentamos a nossa fé, pois a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus! Rm 10.17

  • É fonte de felicidade

3 Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

Ap 1.3

Bem-aventurado = feliz

Feliz o homem que lê, ouve e guarda as palavras da Bíblia!

Você tem lido a palavra de Deus?

Existem 3 tipos de pessoas:

  • Os que não leem

São os que não tem prazer nem em manusear as Escrituras. Até possuem Bíblias, mas não abrem nem por 1 minuto.

  • Os que leem, mas não entendem

São aqueles que acham a Bíblia um livro confuso, não tem iluminação do Espírito Santo.

  • Os que leem e entendem

Estes são um solo fértil, e produzem a 30, a 60 e a 100 por 1 e são felizes. Mt 13.23

         Você tem ouvido a palavra? Você tem guardado a palavra?

Ilustração

No livro, Poder para ser Vitorioso, o Pr. Rick Warren, conta a história de um canibal convertido nas ilhas dos Mares do Sul que estava assentado perto de um grande caldeirão lendo sua Bíblia quando um antropólogo com um capacete se aproximou dele e perguntou: “O que você está fazendo?”

O nativo respondeu: “Estou lendo a Bíblia.”

O antropólogo zombou e disse: “Você não sabia que os homens modernos e civilizados rejeitaram esse livro? Não passa de um amontoado de mentiras. Você não deveria desperdiçar o seu tempo”.

O canibal olhou-o de alto a baixo e lentamente respondeu: “Senhor, se não fosse por este livro, o senhor estaria neste caldeirão!” A Palavra de Deus modificou a vida ele, e o seu apetite.

A Bíblia é um livro especial porque ela muda comportamentos e atitudes. Ela tem o poder de transformar um homem desonesto em uma pessoa correta.

Conclusão

A Bíblia é suficiente para nos aprimorar, ela é maior que qualquer regra, tradição ou costume que alguém pode criar. Ela é a Palavra de Deus!

Sola Scriptura!

Bp. Tarles Elias

Deixe um comentário!