Neste estudo queremos mostrar um pouco da doutrina dos mórmons (integrantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). Neste breve artigo vamos revelar que o deus que os mórmons pregam, não é o mesmo Deus descrito nas Escrituras.

Para isso, vamos usar fontes do próprio grupo religioso e compará-las com a Bíblia.

A motivação para escrever este artigo não é simplesmente para ganhar um debate, mas para abrir os olhos de algumas pessoas que estão sendo enganadas por falsas doutrinas. Nossa apologética não é um ataque à fé alheia, mas a defesa da verdade, revelando através deste estudo o verdadeiro Deus revelado nas Sagradas Escrituras. O texto a seguir está acompanhado de amor, responsabilidade e humildade, com o propósito de alcançar alguns.

Pois bem, vamos entender qual a concepção dos mórmons sobre DEUS.

  1. Deus tem um corpo de carne e osso

22 O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós. (Doutrina e Convênios, seção 130:22).1

Vemos neste texto de um dos livros sagrados para o mormonismo, que o Pai tem corpo de carne e osso, tangível como o do homem. Porém temos um problema, na Bíblia temos outra afirmação.

  1. Deus é Espírito.

24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Jo 4.24

  • Espírito não tem carne e osso.

39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

Lc 24.39

Para a mulher samaritana o Senhor Jesus disse que Deus é espírito, para os discípulos Jesus disse que espírito não tem carne e osso. Usando a lógica bíblica, se “Deus = espírito”, e “espírito = não tem carne e osso”, logo “Deus = não tem carne e osso”.

Temos que definir em quem vamos acreditar, nas escrituras e revelações do mormonismo, ou nas palavras de Jesus Cristo, pois as duas se contradizem.

  • Deus é um ser progressivo

Joseph Smith é o fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ele escreveu algumas coisas que são a “regra de fé” para os mórmons. Uma das coisas mais chocantes, para nós cristãos, é o fato de Joseph Smith acreditar que Deus é um “homem exaltado”, ou seja, Deus era um homem e este homem ganhou a posição de ser Deus, o que leva os mórmons acreditarem também que Deus tinha um pai, um avô, um bisavô e assim sucessivamente.

Veja alguns escritos que comprovam isso:

“O próprio Deus já foi como somos agora – ele é um homem exaltado, entronizado em céus distantes!”2 (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 336)

“Se Jesus teve um Pai, o que nos impede de crer que o Pai também teve um Pai?”3 (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 365)

“… a Igreja proclama esta verdade eterna: Como o homem é, Deus foi; Como Deus é, o homem poderá vir a ser”4 (“Regras de Fé, edição 1983, p. 389)

Para o mormonismo, Deus foi homem e se tornou Deus, teve um pai, um avô e assim por diante, e pra completar as heresias, nós, simples homens, criados a imagem e semelhança de Deus, podemos chegar à posição de “deuses”.

Será que poderemos nos tornar um deus como os mórmons afirmam?

Quão diferente é o deus dos mórmons do Deus da Bíblia, nas Escrituras temos outras definições para o nosso Deus.

2 Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Sl 90.2

O salmo 90 nos apresenta uma afirmação clara, Deus é eterno, e antes que o mundo fosse mundo Ele já era Deus. O nosso Deus é autoexistente, não precisa de ninguém fora de si para existir e ainda faz com que todas as coisas dependam dele para poderem existir.

6 Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.

Is 44.6

Ele é o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, nada existia antes dele e ele fez existir todas as coisas, o nosso Deus não era um homem antes de ser Deus, ele sempre foi DEUS! Um dos atributos incomunicáveis de Deus é ser ÚNICO! Ele também é IMUTÁVEL, como no versículo a seguir.

6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

Ml 3.6

Concluindo, ele é Deus e nunca foi um homem, e também não muda, ou seja, não pode ter ganhado a posição de Deus, ele sempre foi Deus.

Só com estes argumentos podemos ver que o Deus da Bíblia não tem nada a ver com o deus dos mórmons. Poderíamos citar inúmeras outras diferenças de crenças.

Os mórmons não creem na triunidade de Deus. Nós, cristãos, trinitarianos, cremos num só Deus, composto por três pessoas distintas, porém não separadas. Os mórmons são triteístas, ou seja, creem que cada pessoa da Trindade é um deus “distinto e separado”.

Quando falamos acerca de Jesus, para eles, Jesus é o primogênito de Deus, nascido e gerado pelo Pai, de quem todos os demais são irmãos menores.5 Outro filho é Lúcifer, e assim os mórmons não tem o menor constrangimento em dizer que Jesus e Lúcifer são irmãos espirituais (Embora, hoje em dia, a maioria dos mórmons negam veementemente que Jesus e Lúcifer são irmãos, vemos claramente que este era um ensino de uma crença dos primeiros mórmons).

O nosso Deus não era um homem, Ele sempre foi Deus, Criador dos céus e da terra e de tudo o que neles há. Nunca possuiu carne e osso, pois é espírito. Não é progressivo, pois é um ser perfeito, ou seja, que reúne todas as qualidades possíveis. Um ser perfeito não precisa se aperfeiçoar, ele não pode ser mais justo ou menos justo, mais santo ou menos santo, mais sábio ou menos sábio, pois Ele é a perfeição das perfeições, portanto imutável.

4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.

Dt 6.4

No amor de Cristo,

Bp. Tarles Elias

www.teologaroficial.com.br

BIBLIOGRAFIA

1. https://www.lds.org/scriptures/dc-testament/dc/130?lang=por

2. Ensinamentos do Profeta Joseph Smith compilados por Joseph Fielding Smith, p.336.

3. Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, edição 1975 – p. 365.

4. “Regras de Fé”, edição 1983 – p.389, James E. Talmage.

5. Smith apud Mcdowell, p.70, 2001.

CONSULTAS

APOLOGÉTICA, série, vol. 5, pag. 132, ICP

HERESIOLOGIA, Faculdade Teológica Betesda, Mod. 4, p. 610 – 611, Editora Betesda

https://mormonsud.net/temas/para-refletir/o-que-querem-dizer-os-santos-dos-ultimos-dias-quando-afirmam-que-deus-certa-vez-foi-um-homem/

2 Comments

  • Luis Carlos Nunes de Sousa disse:

    E muito bom, posso dizer excelente, muitos ainda não tiveram conhecimento, como eu não tinha, mais Ágora tenho, obg apaz do senhor Jesus Cristo

  • Miquéias Augusto disse:

    Muito bem posicionado e desenvolvido, não se faz necessário usar de violência pois a simplicidade da verdade já é o bastante! Excelente pesquisa.

Deixe um comentário!