ATÉ QUE PONTO DEVEMOS OBEDECER AS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS?

Além de cristãos somos cidadãos, e como tais devemos obediência as leis do nosso governo. Mas e se estas leis ferirem nossos princípios morais e éticos? Mais do que isso, e se essas leis contrariarem nossa fé?

Para aprendermos sobre este assunto vamos usar o texto de Êxodo 1.15 – 21 como base da resposta.

15 O rei do Egito ordenou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá,

16 dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva.

17 As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.

18 Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos?

19 Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.

20 E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte.

21 E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.

Ex 1.15 – 21

Como Deus poderia abençoar as parteiras hebréias, se elas desobedeciam a autoridade governamental (Faraó), estabelecida por Deus, e a ela mentiam?

A Bíblia declara que “não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas” (Rm 13.1). A Escritura diz também: “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor” (Pv 12.22). Mas o Faraó (rei) do Egito tinha dado umaordem direta às parteiras hebréias para matarem os meninos hebreus recém-nascidos. “As parteiras, porém, temeram aDeus, e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito, antes deixaram viver os meninos” (Êx 1.17).

As parteiras não apenas desobedeceram a Faraó como também, quando ele as questionou a respeito de suas ações, mentiram, dizendo: “É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas, e antes que lhes chegue a parteira já deram à luz os seus filhos” (Êx 1:19). Apesar disso, Êxodo 1:20 afirma que Deus “fez bem às parteiras… ele lhes constituiu família”(Êx 1:20-21). Como então Deus pôde abençoar as parteiras por desobediência e mentira?

Não há dúvida de que as parteiras desobedeceram a Faraó, por não matarem os meninos hebreus recém-nascidos e por mentirem a Faraó com a história de que sempre chegavam tarde demais para cumprirem as suas ordens. Não obstante, há uma justificativa moral para o que elas fizeram. Primeiro, o dilema moral em que as parteiras se achavam era inevitável. Ou elas obedeceriam à lei maior de Deus, ou obedeceriam à obrigação secundária de se sujeitarem a Faraó. Em lugar de cometerem um deliberado infanticídio das crianças de seu próprio povo, as parteiras decidiram desobedecer às ordens de Faraó.

Deus nos ordena que obedeçamos à autoridade governamental, mas ele nos ordena também que não assassinemos ninguém (Êx 20.13). A salvação de vidas inocentes é uma obrigação maior do que a obediência ao governo. Quando o governo nos ordena matar vítimas inocentes, não devemos obedecer. Deus não considerou as parteiras responsáveis, nem assim ele nos tratará sempre que a questão for não obedecer a uma obrigação menor para atender a uma lei maior. Nocaso das parteiras, a lei maior referia-se à preservação da vida dos recém-nascidos.

Segundo, o texto claramente afirma que Deus as abençoou “porque asparteiras temeram a Deus” (Êx 1.21). E foi o temor que elas tiveram porDeus que as levou a fazer o que quer que fosse necessário para salvarvidas inocentes. Assim, a falsa desculpa delas a Faraó foi uma parteessencial do esforço que despenderam para salvar vidas.

Terceiro, a mentira delas é comparável com sua desobediência a Faraó, para salvar a vida de recém-nascidos inocentes. Este era um caso em que as parteiras tiveram de optar entre mentir ou serem compelidas a matar bebês inocentes. Aqui também elas decidiram obedecer à lei moral maior. A obediência aos pais faz parte da lei moral (cf. Ef 6.1). Mas se um pai ou uma mãe dá ordens ao filho para assassinar uma pessoa ou para adorar um ídolo, ele tem de recusar-se a obedecer. Jesus enfatizou a necessidade de obedecer à lei moral superior quando disse: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10.37).

Num princípio de ética, quando não há escolha entre duas coisas ruins, devemos escolher o “mal menor”, no caso das parteiras a escolha estava entre “mentir” ou “matar”, pesando na balança, mentir seria o “mal menor”.

Não queremos com este breve estudo dar qualquer tipo de aval para mentira, sabemos que a mentira é um pecado grave e que o Senhor jamais estará por trás de uma mentira seja ela proferida por qualquer motivo. Popularmente falando existe a famosa “mentira cor-de-rosa”, que é identificada como aquela mentira que não fere ninguém. Mentira é pecado e o diabo é pai dela, não há aprovação bíblica para qualquer mentira por mais dificultosa que seja a situação.

Também não queremos dar aval para uma anarquia ao governo, como se qualquer lei não fosse para ser obedecida. Somos cristãos e obedecemos as leis como bons cidadãos.

O ponto chave da questão é: Até que ponto devemos obedecer as leis dos homens?

A resposta conclusiva é: Até quando elas não ultrapassarem as leis do nosso Deus!

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego também desobedeceram o rei Nabucodonosor quando ele mandou que todos adorassem a estátua que ele levantou. Daniel desobedeceu Dario quando ele ordenou que ninguém orasse à outro Deus que não fosse o próprio rei. Estes quatro homens sofreram por esta desobediência, 3 (três) foram lançados na fornalha e 1(um) na cova dos leões. Alguém pode pensar, mas Deus livrou eles e eles foram salvos porque obedeceram a Deus. Temos outros exemplos de pessoas que não foram poupadas porque obedeceram a Deus e desobedeceram o governo, os apóstolos são a prova disso, todos eles foram torturados e mortos porque resolveram obedecer a Deus, em vez de obedecer aos homens.

18 Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus.

19 Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus;

20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.

At 4.18 – 20

Como cidadãos devemos obedecer todas as autoridades, desde que elas não contrariem a lei maior, que é a lei de Deus. A frase de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego quando desobedeciam ao rei Nabucodonosor é ótima para conclusão desta questão “…quanto a isto não necessitamos de te responder” (Dn 3.16b). Ou seja, entre obedecer a Deus e aos homens, obedeceremos a Deus!

Autor: Tarles Elias

Fonte:

GEISLER, Normam. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições da Bíblia”

Deixe um comentário!