INTRODUÇÃO

Pretendo trazer em breves palavras um pouco de conhecimento sobre a Bíblia. Tentarei ser o mais simples possível, escreverei de forma menos eloquente e farei um resumo de algumas coisas que julgo ser importantes para o entendimento de todos os cristãos com relação à Palavra de Deus.

CONTEÚDO

A Bíblia é o livro mais vendido em todo o mundo, também foi o primeiro livro impresso na história. Ela é Palavra de Deus. Com a Bíblia conseguimos conhecer um pouco mais do caráter de Deus, visto que ela revela muitos dos seus atributos. As Escrituras (maneira como também chamamos a Bíblia), é um manual de vida, ela revela qual a vontade do Senhor para nossas vidas, por isso precisamos conhecê-la e praticá-la.

Apesar de encontrarmos na Bíblia muitas histórias ela é um livro espiritual, não podemos apenas enxergá-la como um livro histórico. Os desígnios da Bíblia são espirituais, são discernidos espiritualmente.

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Os 4:6

Da mesma forma que a Bíblia é o livro mais vendido em todo o mundo, é também o livro menos lido em todo o mundo (levando em conta a proporção de unidades impressas pelo tempo de leitura de cada pessoa). A falta de conhecimento bíblico é um erro grave. Jesus já havia alertado sobre isso.

Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

Mt 22:29

A necessidade de conhecermos a Palavra de Deus tem que ser a mesma necessidade que temos de respirar, a Bíblia não pode ser apenas importante para nós, ele tem que ser essencial, fundamental, indispensável para nossa sobrevivência.

BÍBLIA?

A palavra “Bíblia” significa “rolo” ou “livro”. A Bíblia Sagrada não é apenas um livro, mas uma junção de vários livros, uma biblioteca.

Ela é inspirada pelo Espírito Santo, temos várias evidências da inspiração divina, é o que veremos a seguir.

16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,

17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

II Tm 3:16 – 17

Ouvimos muitas pessoas dizerem nos dias de hoje, “a Bíblia foi escrita por homens”, é óbvio que foi escrita por homens, nenhum outro ser tem capacidade de escrita, estranho seria se ela fosse escrita por Extra Terrestres, ou por algum outro animal, ela realmente foi escrita por homens, porém foi toda inspirada pelo Senhor.

Podemos provar a inspiração divina das Escrituras através de seu vasto conteúdo profético, nenhum homem poderia prever acontecimentos futuros sem estar totalmente inspirado por Deus, temos na Bíblia uma imensidão de profecias que se cumpriram fielmente como profetizado, por exemplo:

Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.   

Mq 5:2

O profeta Miquéias profetizou estas palavras entre 738 e 698 a.C., quando exerceu seu ministério profético. Como ele poderia saber da localização exata do nascimento de Jesus centenas de anos antes? Será que foi uma coincidência ou uma expressão clara da inspiração divina?

Esta é apenas uma, das centenas de profecias que já se cumpriram, as profecias sobre o Messias são as que mais trazem evidência da inspiração divina, vemos profecias falando como ele seria morto, por quem seria morto, onde ele nasceria, como ele entraria na cidade, quais seriam os sinais da sua vinda, enfim, não há como negar que a Bíblia se diferencia dos outros livros existentes no mundo por causa do seu “conteúdo profético”, e este conteúdo, por sua vez, traz plena confirmação que a Bíblia tem apenas um autor, o Espírito Santo.

Outro detalhe muito importante, que aumenta nossa certeza com relação ao que estamos falando. Como escritores que nunca se viram, não viverem nem mesmo na mesma época, com culturas e línguas tão diferentes, falaram e profetizaram coisas tão uniformes? Como conseguiram ter tanta unidade e coerência nas informações? Certamente houve uma interferência divina para que isso acontecesse. Se não foi Deus quem os inspirou, poderíamos dizer que seria a maior coincidência do mundo. Seria mais fácil ganhar 10 vezes na loteria consecutivamente.

O Espírito Santo é o único autor da palavra, Ele é o inspirador de todos estes escritores.

20 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;

21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

II Pe 1:20 – 21

Resumindo fatos sobre a veracidade da Bíblia podemos concluir:

  • Unidade perfeita das suas informações;
  • Fala de fatos anteriores a criação do homem, só Deus poderia estar lá;
  • Profecias fielmente cumpridas;
  • A palavra “e disse Deus”, ou algo semelhante, está escrita mais de 2600 vezes no A.T.;

Ela foi escrita em 3 línguas:

  • Hebraico: Praticamente todo o Antigo Testamento;
  • Aramaico: Esdras 4:8 a 6:18 e 7:12 – 26 e também uma parte do livro de Daniel, do capítulo 2:49 a 7:28;
  • Grego: Todo o Novo Testamento;

A Bíblia foi traduzida para milhares de idiomas e dialetos. Vamos citar 3 traduções importantes para nós que falamos o português:

  • Septuaginta: foi a tradução do Antigo Testamento originalmente em hebraico para o grego, o nome “Septuaginta” se deu pelo fato da tradução ter sido realizada por 72 judeus em 285 a.C.;
  • Vulgata: foi a tradução para o latim, por volta do ano 382 d.C.;
  • Português: a tradução foi feita a partir da vulgata latina, iniciou-se com D. Diniz (1279 – 1325), mas foi aparentemente concluída por João Ferreira de Almeida, o N.T. foi traduzido em 1681 e o A.T. em 1753. (A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748).

Foi escrita diversos tipos de materiais:

  • Papiro: Uma planta cuja entrecasca era usada para a escrita, também era chamado de junco;
  • Pergaminho: Feito a partir de peles e animais polidas, mais sofisticado que o papiro, sua utilização é mais recente;

Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.

II Tm 4:13

  • Papel: O papel foi inventado apenas no século II pelos chineses, a imprensa só veio a existir em 1454 e a Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso no mundo.

A divisão da Bíblia:

Como já vimos a Bíblia não é apenas um livro, mas uma “biblioteca”, uma junção de livros, eles estão organizados e divididos por algumas especificações que vamos citar a seguir.       

A Bíblia está dividida em duas partes principais, Antigo e Novo Testamento, o que separa Antigo do Novo é a pessoa de Jesus, ou seja, antes de Jesus chamamos de Antigo, depois de Jesus chamamos de Novo Testamento, os livros não foram separados por ordem cronológica, e sim por categorias que mostram suas semelhanças.

Para entendermos que não há ordem cronológica na bíblia vejamos:

Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.

Is 38:1

Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.

II Rs 20:1

O mesmo texto que está em Isaías, está também em II Reis, por quê? Porque Isaías viveu no tempo de reis, então, ele relata isso no seu livro e também descrevem a mesma coisa no livro de registros dos feitos do reis de Israel. O livro de Reis está inserido nos livros históricos e o livro de Isaías está inserido nos livros proféticos. Como se estivéssemos numa biblioteca, quando precisamos de um livro não o procuramos por ordem de tempo, mas por gênero (romance, drama, ficção, terror).

Resumindo esta parte, se você quer achar um livro histórico vá na repartição “históricos”, se você quer algum livro profético, vá na repartição dos “profetas”, se quiser um livro de músicas ou poesias, vá na repartição “poéticos”.

         Livros Canônicos – são aqueles inspirados por Deus, são 39 no A.T. e 27 no N.T., 66 no total;

         Livros Apócrifos – não são inspirados pelo Espírito Santo, eles tem valor histórico e não espiritual, a bíblia católica acrescenta alguns deles: Tobias, Judite, Baruc, Sabedoria, Eclesiástico, I e II Macabeus, acréscimos no livro de Daniel e no livro de Ester.

Livros Apócrifos

Os livros apócrifos não foram inspirados por Deus, estes livros possuem discordâncias com as demais partes da Bíblia, revelando assim que não foram escritos pelo mesmo autor, o Espírito Santo, vejamos a prova disso em algumas citações de Tobias:

4. O anjo disse-lhe: Pega-o pelas guelras e puxa-o para ti. Tobias assim o fez. Arrastou o peixe para a terra, o qual se pôs a saltar aos seus pés.

5. O anjo então disse-lhe: Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para remédios muito eficazes. Ele assim o fez.

6. A seguir ele assou uma parte da carne do peixe, que levaram consigo pelo caminho. Salgaram o resto, para que lhes bastasse até chegarem a Ragés, na Média.

7. Entretanto, Tobias interrogou o anjo: Azarias, meu irmão, peço-te que me digas qual é a virtude curativa dessas partes do peixe que me mandaste guardar.

8. O anjo respondeu-lhe: Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte de novo a eles.

Tobias 6:4 – 8

Neste texto o anjo pede para Tobias assar uma parte do peixe e com a fumaça expulsar demônios. Vemos aqui claramente o uso de magia e a oposição a palavra de Deus. Jesus nos ensinou expulsar demônios em Seu nome ou até mesmo com jejum e oração, mas nunca com a fumaça de um coração de peixe.

 porque a esmola livra do pecado e da morte, e preserva a alma de cair nas trevas.

Tobias 4:11

 porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna;

Tobias 12:9

Aqui vemos o perdão de pecados por esforços humanos e a vida eterna por meio de obras, isso é totalmente contra a salvação pela graça e mediante a fé em Cristo Jesus (Ef 2.8 – 9), portanto quem inspirou estes livros não foi o Espírito Santo.

Os livros apócrifos foram incluídos na Bíblia pela igreja católica no século XVI, entre 1545 e 1561, isso quando o cânon sagrado já havia sido encerrado, todos eles foram inclusos no Antigo Testamento, o Senhor Jesus nunca mencionou a existência deles.

CONCLUSÃO

Neste breve esboço aprendemos algumas coisas simples sobre a Palavra de Deus. A Bíblia é um bem precioso dado por Deus a nós, devemos estudá-la e praticá-la, ela é o manual do Criador.

Estar em contato com ela é estar em contato com a revelação divina. É ouvir as Palavras de Deus através dos olhos.

Autor: Tarles Elias

One Comment

Deixe um comentário!