Com certeza você já ouviu falar esta frase: “o diabo veio se não para roubar, matar e destruir!”, pois é, mas o texto bíblico não está exatamente assim, vejamos:
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Jo 10.10
Perceba que o texto não diz “diabo”, mas “ladrão”. Algumas pessoas tem associado a palavra ladrão com o diabo, será que realmente tem alguma ligação entre as duas palavras? Será que o ladrão descrito no evangelho de João, capítulo 10, versículo 10, é o diabo?
Para extrairmos do texto o real sentido, temos que usar os recursos da Hermenêutica e da Exegese, que são as matérias que nos ensinam a interpretar os textos. Um dos primeiros recursos da Hermenêutica, para interpretação, é ler o texto no seu contexto imediato.
Todo o contexto do texto nos leva a perceber que o assunto abordado pelo Senhor Jesus são os falsos mestres e falsos pastores de Israel. Esses pastores dispersavam o rebanho do Senhor com suas falsas doutrinas e foram classificados com ladrões e salteadores.
Vamos ver todo o contexto do texto.
1 Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.
2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.
3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.
4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;
5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
Jo 10.1 – 5
Em nenhuma parte do texto anterior ao versículo 10 se refere a satanás. Nem tampouco nos versículos posteriores. Veja:
11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.
13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.
Jo 10.11 – 13
Até agora, em todo o texto, não vemos nenhuma referência a satanás. O que se apresenta nesta parábola é Jesus se colocando como o bom pastor, e os falsos mestres de Israel como maus pastores (ladrões e mercenários).
A maior prova que o texto não fala sobre o diabo é o versículo 8.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.
Jo 10.8
Jesus fala de alguns que vieram antes dele. Satanás por acaso veio antes de Jesus? Obviamente que não, visto que Jesus é eterno, é o Criador, e estava antes mesmo de satanás existir ou atuar. Portanto, fica claro com este versículo que Jesus está falando de falsos mestres, que vieram pregando falsas doutrinas antes dele. A expressão “antes de mim” significa “antes que Jesus começasse a pregar”, mostrando que o texto se refere a algo terreno e não espiritual.
Jo 10.10 também corrobora com outros textos bíblicos sobre falsos mestres. Por exemplo:
15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
Mt 7.15
Neste caso acima estamos usando outro recurso da Hermenêutica, Interpretar a Bíblia com a própria Bíblia.
Conclusão
O ladrão de Jo 10.10 não é o diabo, embora satanás tenha o papel de assolador, neste texto especificamente não se refere a ele. O texto está falando de falsos pastores. Esses mercenários são comparados com Jesus, que é o pastor modelo (O Bom Pastor), que dá a vida pelas ovelhas.
Autor: Bp. Tarles Elias
Jesus é o bom Pastor, é correto afirmar que o diabo vem também pra roubar e destruir, e não matar ??? O diabo tem poder de matar as pessoas???
Sim. Em muitas passagens que vemos satanás agindo, principalmente nas possessões que são relatadas no Novo Testamento, vemos que satanás tem o desejo de destruir as pessoas. O que este artigo mostra, é que nesta passagem específica de Jo 10, não está se referindo ao diabo, mas aos falsos mestres.
Olá a palavra de Deus no livr r ubo de salmos 16: 3 diz que Deus procura os ilustres da terra..
Sou pastor a 38 anos. desde criança que eu vejo pastores abandonar a obra de Deus por mulher por dinheiro por ambição.. são pessoas com título de pastor que não conhece a Deus
Não estuda a palavra.. um dia . Eu era adolescente e fomos ao culto chegando lá havia muita gente na porta daquela igreja.o pastor tinha ido embora
Outra mulher deixou a sua esposa com dois filhos foi uma cena que eu nunca esqueci todos consolava aquela mulher e nós voltamos para casa não vazio muito grande.. por isso é importante que o pastor seja formado que ele estude para entender vidas porque nós pastores fomos escolhidos para cuidar orientar guia as pessoas dentro da palavra de Deus
Amém pastor muito bom esse comentário biblico pois tira à dúvida de muitos pregadores que não tem conhecimento de contesto de um texto eu mesmo já preguei desta maneira erradamente por falta de conhecimento.
Ha um dito popular também que diz:não cai uma folha da árvore se Deus não deixar,se não for da vontade de Deus,porém também não é bíblico!
Acompanhando Teologar, tenho aprendido muito; parece que Td o que tinha ouvido nos cultos por tantos anos está totalmente equivocado. E mesmo lendo a Bíblia, não conseguia ver que não estava de acordo com o texto. Lamento profundamente os pastores não terem o mínimo de conhecimento necessário, porque o estrago é grande. Hoje parece que tenho que reaprender a Palavra. Obrigada bispo Tarles!!! Vc é um anjo que Deus tem uso em minha vida!!! Deus abençoe!!!
Olá a todos, venho relatar que, em todos os atos atribuídos a demônios por ação humana, creio eu que realmente procede e é atenuado por forças malignas! São atos que procedem da carne humana, sabemos que os frutos da carne são ;
16 Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.
18 Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.
19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Obs final: Não há fatos concretos de ações humanas envolvendo demônios, pois este é um pensamento metafísico. Porém para nós Cristãos que vivemos em espírito e em verdade , a palta em sim de o ladrão ser um demônio ou usado pelo tal! É plausível, pois queria entender alguns filósofos do cristianismo que tentam atribuir certos atos humanos como normal. Não é normal tudo é regido neste mundo pelo bem ou pelo mal…
Reflexão: Aliás, alguns de nós já enfrentou a satanás pessoalmente como um monstro ou algo do tipo! Claro que não, pois os nossos inimigos e as nossas lutas são terrenas e incorporadas por obras da maldade vinda das regiões celestiais possessas por demônios, ou seja, seres humanos; roubando, matando e destruindo outros seres humanos.